É estranho para mim pensar sobre determinados eventos que acontecem enquanto a rota está me fazendo passar quilômetros e quilômetros de estrada. O universo conspira para me dar, por vezes, alegrias, desafios, obstáculos, estou sempre de vida confortável. Hoje é uma situação particular, Escrevo isto para apresentar uma ideia inovadora que se reuniu e, aliás, agradecer a gentileza e confiança que pessoas desconhecidas tinha para comigo.
Quatro anos atrás eu conheci um site, um aplicativo, que eu acho que a minha ideia de viagem revolucionou. Isso é Couchsurfing , um lugar de voluntários alojamento de viajantes locais de todos os cantos do mundo as pessoas. Ressalta-se a troca de experiências, atividades recreativas ou simplesmente oferecer um lugar para descansar, com nenhum dinheiro envolvido. No papel, é perfeito. Para o viajante significa conhecer uma cidade ou vila do ponto de vista de alguém que já vive lá, e para o proprietário, em muitos casos, significa para fugir da rotina do dia a dia de vida , amizades e ‘viajar’ enquanto você se encontra em sua própria casa.
Depois disso minha relação com Couchsurfing não param de crescer. Hospedei cinco vezes na minha casa no Chile e eu ‘surfei’ em inúmeros locais, em 8 países diferentes, fazendo amizades que até hoje são inigualáveis. Quero que todos um dia ter a oportunidade de viver essa experiência, apesar do preconceito e desconfiança. É muito, muito gratificante, enriquecedora.

IMG_20170708_134608471

Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, Brasil, recebi uma mensagem interessante Victoria, supervisor de reserva de hotel bairro Praia Azul Mar Ponta Negra da cidade. Seu convite, muito incomum, deu a entender que ele seria capaz de ficar gratuitamente em suas instalações por três noites, incluindo café da manhã. No começo você acha, ou é uma piada, ou você está indo para lá e você será completamente roubado, mas a oferta era real, e meu nível de cansaço tantos meses rodando pelo Brasil, não havia nada mais perfeito!

IMG_20170708_094229155

Chegando ao hotel, era como se tudo fosse irreal. Ele deverá abrir os olhos e acordar em minha tenda, como de costume, em algum caminhão posto de gasolina ou em um camping, por sua vez, sonhando com um lugar como este. Em vez disso, eu estava em um bairro muito agradável de Natal, com uma enorme sala com vista para o horizonte, onde o azul do Atlântico foi confundido às vezes o céu. Lembro-me que as únicas vezes que eu tinha ficado em hotéis foi ao perder voos de ligação nos aeroportos em Bogotá e Buenos Aires, e antes de chegar a apreciá-los, teve que ir, mas isso pode não ser a ocasião.

IMG_20170708_110551817IMG_20170709_124643219

Enquanto usou o tempo para o primário (repouso, lavar a roupa, reorganizar a viagem e os meus próximos destinos) e ainda tentando entender a lógica do convite, eu era capaz de falar com Emanuelle Romitti, diretor do hotel. Nessa conversa, ele me explicou o significado da minha estadia no local, argumentando que desde que conheceu o Couchsurfing alguns anos atrás, ficou maravilhado com o site de destino, e fielmente acredita que é possível fazer algo semelhante no campo da hospitalidade .
Ele me disse que durante o dia, a cidade de Natal tem 20.000 camas de hotel, e facilmente teve hoje 3000-5000 que estão vazia à noite. “Imagine se esses 3.000 camas, 10 focem oferecidas desta maneira para os viajantes em viagens longas como você, seria fenomenal”, ele me disse. Pelo menos ele já começou esta cruzada, e espera que, com a ajuda deste texto e a divulgação geral, mais hotéis irá juntar-se este sono louco, mas muito inovador.

IMG_20170708_134242477

IMG_20170709_113438298

A verdade é que eu pensei que era uma excelente ideia. Tem detalhes para refinar, sim. Couchsurfing que usaram todos sabem que existem pessoas que o utilizam para outros fins, tais como encontrar acomodação para uma visita de negócios ocasional ou mesmo para encontrar relações de amor, e que poderia tirar proveito de tais convites. Outro ponto interessante a considerar é que uma vantagem importante do Couchsurfing é a interação de host-guest que existe, e, geralmente, a indústria hoteleira não oferece, mas que pode ser melhorado colocando dois viajantes em um quarto e garantir, pelo menos, haverá interação entre eles.

Há viajantes que, se eles não encontram um lugar de Couchsurfing em uma cidade, simplesmente descartam e procuraram outra. Uma medida deste tipo pode, de certa forma, vai garantir que certos lugares dispostos a dar um gentil e honesto para nós que gostam de viajar pelo mundo. Quem sabe se isso pode ser uma pequena chama que pode criar um fogo de hospitalidade e o mundo de hospitalidade revoluciona conhecido por ser completamente ordens de pagamento.

IMG_20170709_114117750IMG_20170709_114131627

Se essa idéia cresce, seja através de Couchsurfing ou através de algum outro lugar (para não perder a idéia original de CS ), é uma situação que todos ganha: a cidade em questão recebe novos turistas, viajantes obtem um lugar onde você pode tomar um fôlego, com comodidades raramente alcançado, e o hotel pode, a um custo mínimo, transmitir aos hóspedes experiências reais, dados de viagem e um intercambio de experiências fora do negócio, talvez uma opinião mais honesta a cidade e um estilo de vida que adiciona mais seguidores a cada ano.
O primeiro passo é dado. Vamos por mais.

IMG_20170710_095428689

NOTA: Se este método já existe e eu estou apropriando ideia de outra pessoa, que seria maravilhoso se conectar a este hotel especial, com uma rede de parceiros e assim a comunidade cresce.
Hilton Peña, hospedagem em julho

Traduzido por Praia Azul Mr Hotel, postagem original Disponível em:
http://apuestaporlaruta.cl/2017/07/hotelcouchsurfing/

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *